ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Fluxograma das Atividades
Explicando as Atividades Complementares
As atividades complementares, são de extrema importância para a construção do discente, tanto em termos pessoais, quanto profissionais. Atualmente, o Curso de Engenharia Mecânica da UFPI exige 240 Horas de atividades complementares e, caso o aluno não consiga completá-las, não poderá colar grau.
As solicitações de atividades complementares, estarão disponíveis em intervalos de datas específicos determinados pelos órgãos superiores da UFPI, essas datas podem ser encontradas nos calendários acadêmicos disponibilizados no site da ufpi e no SIGAA.
Para solicitar suas atividades complementares, você tem de acessar o SIGAA e seguir o seguinte caminho: Portal Discente no SIGAA > Atividades complementares > Solicitar Registro de Atividade Complementar, após isso, basta esperar a aprovação do coordenador do curso. Caso o coordenador encontre algum problema na sua solicitação (categoria incorreta, certificado inválido etc), a sua solicitação poderá ser negada.
É importante atentar-se à quantidade de créditos que seu certificado valerá para o SIGAA, já que cada tipo de atividade possui uma quantidade de créditos fixa, independente da quantidade de horas dos seus certificados, ou seja, por mais que um curso que você fez tenha lhe certificado com 90horas, ao colocá-lo na sua respectiva categoria (Atividades de extensão: OUTRAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO – 30h), será contabilizado apenas 30h.
Exemplo:
Agora, serão mostradas as formas mais comuns de se conseguir horas de atividades complementares. Inicialmente, as atividades serão citadas com alguns meios de como conseguir realizá-las, para depois serem mostradas, algumas simulações.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES MAIS COMUNS
A maneira mais comum de aquisição das horas extracurriculares, é através dos cursos de extensão, sejam eles EAD ou Presenciais. No sistema, esses cursos pertencem à categoria de Atividades de Extensão, à qual pode contabilizar até 90h, onde cada curso realizado equivale a 30h.
Na categoria de Atividade de Iniciação à Pesquisa e Docência, podem ser conseguidas até 180h. Nelas estão contidas as Monitorias e as Iniciações científicas voluntárias e com bolsa, valendo cada uma 30h. Para pegar uma monitoria, basta ficar atento ao período de inscrições para monitoria determinado no calendário acadêmico. Para pegar atividades de iniciação científica (ICV, PIBIC etc), você terá de procurar algum professor interessado em orientá-lo para as mesmas.
Representação estudantil também é uma boa opção. A cada ano como representante, você ganha 20h no SIGAA, podendo ter até 40H. As formas de representações estudantis disponíveis são as de Diretores do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica (CAEM), Representante Discente nas reuniões do Departamento, Representante Discente nas reuniões do Centro e até mesmo como Diretor do CREA-Jr. Para ter mais informações de como conseguir fazer parte dessas representações, basta entrar em contato com o CAEM.
Você pode cadastrar até 60h na categoria de Atividades de Apresentação e/ou Organização de Eventos Gerais. É comum encontrar eventos durante todo ano e muitos deles abrem vagas para organizar também. No caso de eventos nacionais e internacionais, organizar e assistir valem, respectivamente, 7h e 3h no sistema, já nos eventos locais e regionais, assistir e organizar valem 5h cada. Membros de diretorias de representação estudantil, comumente organizam eventos, então acabam tendo facilidade em conseguir horas nessas atividades.
As Disciplinas Eletivas também são uma opção e irão lhe conferir 60h. São disciplinas ofertadas por outros cursos e que não pertença à grade currícular do seu curso, as quais você pode se matricular a fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos que complementem a formação acadêmica.